terça-feira, 31 de maio de 2011

A quinta edição do Caldeirão Cultural acontece em Plataforma







     Música, dança, teatro, cinema, oficinas, seminários e debates. Já está sem fôlego? Então retome a respiração e prepare-se para o V Festival das Artes Caldeirão Cultural, que acontece entre os dias 03 e 19 de junho de 2011, no Centro Cultural Plataforma, em Plataforma, Subúrbio Ferroviário de Salvador. Em 2011, o evento chega a sua quinta edição e contará com participação de 30 grupos das diversas vertentes artísticas e comemorando exatos quatro anos da reabertura do Centro Cultural Plataforma, gerido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) em parceria com o Fórum de Arte e Cultura do Subúrbio. Esse ano as apresentações no Centro Cultural terão ingressos a preços populares, além de diversas atividades gratuitas.
   O tradicional cortejo será dia 03 de junho, às 09 horas, saindo do Largo do Luso (Av. Afrânio Peixoto) e seguirá até a Praça São Brás, onde acontecerão manifestações artísticas até as 11h. Na programação, o Balé do TCA fará a apresentação do seu mais novo espetáculo: A Quem Possa Interessar. Na edição do Plataforma de talentos 2011 esta confirmada a presença de Fernando Guerreiro importante diretor teatral da cena baiana, Chicco Assis, coordenador do Solar Boa Vista de Brotas e Sylvan Barbosa, bailarino do BTCA. Dois Novos projetos serão inaugurados este ano, a sala de leitura – em parceria com a Fundação Pedro Calmon e o Projeto “Lá no Fundo do Quintal” Levando para área externa do CCP atrações musicais como Ganhadeiras de Itapuã, Banda Parto Natural, O Terreiro entre outros.  
Para as atividades de formação estão previstas oficinas de grafite com o Coletivo nova 10Ordem, Oficina de Encenação Teatral com Marcio Meirelles e o seminário: Zeferinas: Fé, Luta e Liderança – A Trajetória das Mulheres Negras do Século XIX ao XXI  com a presença do renomado João José Reis.
Na programação de Rua os grupos Zabiapunga e o Grupo Academia na Roda de Samba da Comunidade escolar Renan Baleeiro de Águas Claras, além da participação de grupos de diversas comunidades como: Alagados, Brotas, Itapuã, São Caetano entre outras.
Graduada em Licenciatura em Teatro, a coordenadora do Centro Cultural Plataforma, Ana Vaneska comemora e ressalta a importância decisiva da participação dos grupos locais: “Os muitos grupos culturais atuantes aqui brigaram pela retomada desse espaço. Eles fizeram ressurgir o Centro. Além disso, o desenvolvimento social da comunidade está sempre no foco dos projetos artísticos elaborados por esses agentes culturais”, pontua Vaneska.
Históricos – Depois de quase 20 anos fechado, o Centro Cultural Plataforma (CCP) abriu suas portas à comunidade em 08 de junho de 2007. A reabertura foi uma conquista dos artistas e entidades sócio-culturais do Subúrbio Ferroviário de Salvador, que desde o fechamento do antigo Cine-Teatro promoveram uma mobilização permanente, com manifestos, projetos e articulações políticas para recuperar o espaço. Com capacidade para receber mais de 200 pessoas, espaço para cadeirantes, infra-estrutura de som, luz, projeção de vídeos, salas para ensaios e camarins, além de banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais, o CCP surpreende quem não o conhece e, por isso mesmo, não deixa nada a dever quando comparado aos demais teatros da cidade. De 2007 a maio de 2010, o Centro Cultural Plataforma acolheu mais de 552 eventos de teatro, dança, música, cinema, entre outros, atingindo um público acima de 60.000 pessoas, em quase 2.500 apresentações. Em edições anteriores, o Caldeirão reuniu mais de 8.000 pessoas.
Fórum de Arte e Cultura do Subúrbio foi organizado através de uma articulação entre os diversos grupos da região, das mais variadas linguagens e estilos, em função do início das atividades do Centro Cultural Plataforma. Em princípio, o Fórum contava com cinco grupos e no período da reabertura do Centro tinha, em média, 75 grupos catalogados. Naquele momento existia o temor de que o espaço fosse gestado e coordenado por uma linha e/ou pessoas que não tivessem relação com aquilo que os grupos esperavam: uma gestão descentralizada, que levasse em consideração a identidade e as expectativas dos artistas e do público da região. 
A partir disso, inúmeras reuniões trataram propostas de gestão, do perfil e dos objetivos do Centro. Nesses encontros, o Fórum entendeu que não dava para se restringir apenas a discussão da gestão, mas também, precisava pensar o Centro como uma possibilidade de ampliação de uma política cultural do Subúrbio Ferroviário que contemplasse os mais diversos grupos. Neste contexto, surgiu a proposta de assinalar o momento de reabertura com uma atividade no Centro que desse conta da diversidade artística da região e que iniciasse o processo de formação de platéia, estreitando a relação com as comunidades da região, o Festival de Artes Caldeirão Cultural.
Festival das Artes Caldeirão Cultural representa a diversidade, a riqueza presente no cotidiano do Centro desde a sua reabertura e uma programação comemorativa, favorece não somente a articulação entre os diferentes grupos e organizações locais em torno da arte e cultura, como também garante fôlego para as próximas edições. O Caldeirão potencializa os grupos para que suas intervenções em suas respectivas comunidades sejam fortalecidas e ampliadas, interferindo diretamente na melhoria de qualidade de vida da comunidade dos diversos bairros que compõem o Subúrbio de Salvador, onde se encontra cerca de 1/4 da população da capital, alcançando mais de 750 mil habitantes. Esta é uma população majoritariamente afro-descendente, que têm, na base do trabalho dos grupos artístico-culturais, todo seu aprendizado e desenvolvimento como cidadão na cultura de resistência de seu próprio povo.
SERVIÇO
O quê: V Festival de Artes Caldeirão Cultural
Quando: De 03 a 19 de junho de 2011
Onde: Centro Cultural Plataforma | Praça São Brás S/N, Plataforma, tel: 3117 8106  
Quanto: Preços Populares
Realização: Fórum de Arte e Cultura do Subúrbio /Centro Cultural Plataforma | FUNCEB 
CONTATOS
Assessoria de Imprensa:
Marcio Bacelar - 71. 8261 – 0505 / 8708-9762 / 3117 - 8105

Release enviada pela produção

Nenhum comentário: