terça-feira, 10 de maio de 2011

Tesouro anônimo



Nas andanças por Vitória da Conquista, numa boa conversa pra aquecer o frio, pude conhecer Rodrigo Freire, um dos atores que compõem o elenco do filme Tragédia do Tamanduá, inspirado na obra de Isnara Pereira Ivo, “O Anjo da Morte contra o Santo Lenho” e dirigido por George Neri. O filme é brasileiro, totalmente gravado na Jóia do Sertão, Vitória da Conquista, com recurso do Fundo de Cultura da Bahia. 
Sendo exibido pela primeira vez na Mostra de Cinema de Vitória da Conquista, em outubro de 2010, e estará em exibição de 11 a 22 de maio, no Short Film Corner, evento este que acontece dentro do 64º Festival de Cinema de Cannes com o objetivo de reunir diretores e cineastas para um intercâmbio de idéias e informações.

Durante a conversa, Rodrigo me contou detalhes da produção, a qual mistura documentário e vídeo arte. As cenas eram escritas no dia anterior a gravação, com a participação acalorada da equipe de trabalho, dando origem a uma história que se inicia com a morte de uma vaca e culmina com 20 homens mortos na fazenda Tamanduá. 

O ator faz parte do Coletivo Neri Lisboa, Freire que também produziu a exposição fotográfica "A lua sina ação", tendo participação do Salão Regional de Artes Visuais de Vitória da Conquista - Bahia e recebido Menção Honrosa.



Encerramos a nossa conversa lamentando por existir uma vastidão de produção cultural espalhada pelo Brasil afora e apenas uma pequena parcela da população ter acesso e conhecimento. Lamentamos ainda por aqueles que possuem muitas ideias artísticas para ser transformadas em prática, mas, por falta de recursos acabam com os seus projetos engessados. Inconformados, nos despedimos um do outro com um questionamento: "Até quando todo este tesouro ficará no anonimato?". E hoje eu me pergunto: "Quanta arte existe em oculto por aí e eu não conheço?". Então, busque, divulgue, opine. Este espaço também é seu!

Nenhum comentário: