sábado, 31 de julho de 2010

Para o pano não cair em definitivo!

A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (FAPEX), órgão ligado à Universidade Federal da Bahia, está dando uma grande oportunidade aos dramaturgos residentes na Bahia e que, ainda, não têm visibilidade. Através do "Prêmio FAPEX de Teatro", a instituição premiará 3 autores com dinheiro e com a publicação do texto em livro. O concurso é feito em parceria com a Edufba (Editora da Universidade Federal da Bahia), com a Escola de Teatro da UFBA e com o Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (FIAC). Os premiados serão conhecidos em outubro e terão suas obras lidas durante o FIAC 2010. Cada candidato pode inscrever até 2 textos inéditos (de acordo com o regulamento, entende-se por inédito o texto nunca publicado e não encenado), mas só poderá ser contemplado com um. Os interessados devem se adiantar e, ao mesmo tempo, comemorar; porque as inscrições, que terminariam hoje, foram prorrogadas até o dia 15 de agosto. Todas as informações sobre o concurso podem ser adquiridas no site http://www.fapex.org.br/.
Esta iniciativa da FAPEX merece aplausos de pé, porque a relidade teatral da Bahia é um verdadeiro drama. Um bom exemplo da falta de reconhecimento dessa atividade artística, em território baiano, é o possível fechamento do tradicional Teatro Jorge Amado, por causa de dívidas. Mais premiações dessa natureza têm que existir, para o pano do teatro baiano não cair de vez!

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Inscrições para o Festival de Teatro do Subúrbio estão abertas

O Coletivo de Produtores Culturais do Subúrbio abre inscrições para o edital de participação para o Festival de Teatro do Subúrbio – Ano II – Tema Teatro Contemporâneo, sem caráter competitivo, para artistas independentes, grupos ou companhias teatrais de Salvador e toda região metropolitana. As inscrições para o FTS – Ano II - serão gratuitas e realizadas de 19 de julho de 2010 a 20 de agosto de 2010, por meio da entrega da ficha de inscrição e podem ser efetuadas de forma presencial e/ou pelos correios através do seguinte endereço: Centro Cultural Plataforma – Praça São Braz S/N – Plataforma – CEP.: 40.710-530 - Salvador - BA. Contato Geral - 3117 8103, das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira.
Serão oferecidos prêmios que somados chegam ao total de quase 50 mil reais. Para este ano a novidade será o premio Jorge Ravinny de Arte e Cultura que além de premiar os grupos participantes oferecerá uma menção honrosa para uma pessoa que se destaque no cenário cultural suburbano.
O FTS será realizado de 10 a 19 de setembro de 2010, no Centro Cultural Plataforma, Praça São Braz, bairro de Plataforma – Subúrbio Ferroviário de Salvador.
Além dos espetáculos teatrais serão realizadas oficinas e palestras na área cultural. As oficinas funcionam como forma de contra partida para os grupos da categoria “Grupo Convidado” do evento. Estes grupos serão convidados diretamente pela coordenação do FTS.
O edital que contém em anexo a ficha de inscrição, os termos de responsabilidade e o modelo de mapa técnico está disponível no site do festival e cópias impressas podem ser encontradas no Centro Cultural Plataforma.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Concluindo as gravações do documentário

Na segunda-feira (19/07), os membros da Agência Experimental realizaram mais uma visita à comunidade do Calabar, dessa vez para concluir as gravações do documentário sobre rádios comunitárias.
Além de entrevistar pessoas envolvidas nos projetos desenvolvidos pela Associação de Moradores da localidade, os agentes experimentais também conversaram com Ciba, presidente da Associação, e ficaram sabendo as notícias mais recentes sobre o projeto de reabertura da rádio comunitária "A voz do Calabar", que está prevista para o 2º semestre deste ano.Os depoimentos poderão ser conferidos no documentário que a Agência está produzindo.
Durante a visita ao Calabar, os agentes experimentais foram informados sobre duas iniciativas muito interessantes que estão sendo realizadas na comunidade e resolveram compartilhá-las com os leitores desse blog. A primeira é a 2ª edição do Concurso de Poesia "Abre a boca Calabar", realizada pela BCC - Biblioteca Comunitária do Calabar e pelo poeta baiano Valdeck Almeida de Jesus. Poderão participar do concurso pessoas residentes ou não no Calabar. Serão selecionados 40 trabalhos que serão editados em forma de livro. O regulamento pode ser conferido no blog: http://bibliotecadocalabar.blogspot.com/
As inscrições serão encerradas no dia 20 de setembro de 2010. A segunda iniciativa que merece destaque é um concurso de dança realizado pelo grupo de dança do Calabar, a inscrição para os grupos que desejarem participar é apenas 1kg de alimento não perecível, os alimentos arrecadados serão doados para as vítimas das chuvas no estado de Alagoas. É o Calabar mobilizando a comunidade através deste gesto de solidariedade! Posteriormente serão divulgadas mais informações sobre o concurso de dança.
Os agentes experimentais gostariam de deixar registrado o agradecimento à Associação de Moradores do Calabar, às pessoas que se deixaram entrevistar, a Ciba e a Clélio Araújo (que mais uma vez nos recebeu e trocou ideias com a gente sobre o Calabar e a rádio comunitária do local). Valeu gente! Estamos aguardando e torcendo para que "A voz do Calabar" volte a falar!

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Visita à rádio Panorâmica Flash

Em visita à rádio Panorâmica Flash, localizada em Brotas fomos bem recebidas por Orisvaldo Bulhões, diretor e locutor da rádio e Márcia Santos, programadora. Fizemos uma entrevista para saber um pouco a origem e funcionamento da rádio. Ganhamos brindes característicos da copa e conhecemos um pouco mais o interior dessa pequena rádio, que segundo o diretor está sendo cada vez mais reconhecida, até mesmo fora da região.
Orisvaldo, além de diretor da ARCOBA (Asociação de Rádio Comunitária da Bahia) é o fundador da Panorâmica Flash, uma rádio de pequeno porte que funciona em linha modulada (LM), também conhecida como rádio-poste.
Segundo Orisvaldo, são 22 caixas de som espalhadas pelos postes do bairro e com maior incidência na Av. Dom João VI. A rádio funciona das 8:30 as 18:00 hs e traz uma programação diversificada envolvendo assuntos como esporte, evangelho, dicas de emprego e campanhas de saúde e preservação do meio ambiente.
Orisvaldo conta que está disponível para divulgação de produtos e empresas comerciais, inclusive já mantém parceria com algumas delas, como o Sesc/Senac.
A rádio não tem iniciativa de um grupo comunitário, a programação é feita pelos seus organizadores, mas por prestar informações relacionadas à comunidade e por se colocar muitas vezes à serviço de alguns moradores que a procura, ela é considerada por muitos uma rádio comunitária.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Cine-Teatro Solar Boa Vista exibe filmes gratuitamente

O Cine-Teatro Solar Boa Vista é uma boa opção para quem busca diversão nessas férias. Quem quer ver bons filmes, mas quer fugir do circuito convencional, seja pela falta de grana ou porque a programação desagrada, deve conferir a programação gratuita do Circuito Popular de Cinema e Vídeo, sempre às terças-feiras no Cine-Teatro Solar Boa Vista. Esse é um dos quatro projetos permanentes do Solar, acompanhado do Papo Solar, Feira Engenho das Artes Populares (FEAP) e Solar Tambores pela Paz.

Dia 20/07 o projeto exibirá o filme Redenção e na terça-feira seguinte, dia 27/07, serão apresentados dois filmes: O Pequeno Grande Mundo de Santa Brígida e 8x8 Grafitti, sempre em dois horários, às 16h e 19h. Esse mês o projeto já apresentou os filmes Família Alcântara e 8x8 Grafitti, dias 6 e 13, respectivamente.

O Circuito Popular de Cinema e Vídeo/CPCV é uma iniciativa da Fundação Cultural do Estado da Bahia - FUNCEB, promovido pelas diretorias de Espaços Culturais e de Audiovisual (DIMAS). A proposta é circular mostras de cinema e vídeo, semanalmente, em espaços culturais da FUNCEB, situados em bairros da periferia de Salvador e em cidades do interior do estado. Além do Cine-Teatro Solar Boa Vista, participam do projeto em Salvador o Espaço Cultural Alagados, Centro Cultural Plataforma, Sala Alexandre Robatto e Sala Walter da Silveira. No interior, participam o Centro de Cultura de Lauro de Freitas, Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima (Vitória da Conquista), Teatro Dona Canô (Santo Amaro), Casa de Cultura de Mutuípe, Centro de Cultura de Alagoinhas, Centro de Cultura ACM (Jequié), Centro de Cultura Olívia Barradas (Valença), Centro de Cultura de Porto Seguro, Centro de Cultura Adonias Filho (Itabuna) e Centro de Cultura de Guanambi.

Fundado em 6 de julho de 1984, o Cine-Teatro Solar Boa Vista, localizado no bairro do Engenho Velho de Brotas (Parque Solar Boa Vista, s/nº), tem sido palco de diversas apresentações culturais ao longo de sua existência. Funciona também como um centro de aprendizado multicultural, onde as pessoas da comunidade podem ter acesso a oficinas gratuitas como de Teatro, Artes Plásticas, Canto, Capoeira, Ginástica e Dança. O espaço passou por uma reforma e foi reinaugurado recentemente, em 19 de março deste ano.

Em Dezembro de 2005, o Solar tornou-se um Ponto de Cultura que, desde 2006, passou a oferecer à comunidade do Engenho Velho de Brotas, prioritariamente aos jovens, oficinas artísticas nas diversas linguagens, e realizar mostras dos resultados dos trabalhos produzidos pelas respectivas oficinas para a comunidade do Engenho Velho de Brotas. Atualmente estão sendo ministradas 16 oficinas em diversas áreas e a criação de um Núcleo de Formação de Atores. As oficinas são: Artes Visuais, Circo, Gestão Cultural, Produção Cultural, Comunicação, Design, Pesquisa e Memória, Direção Cênica, Cenografia , Criação de Figurino, Confecção de Figurino, Maquiagem Cênica, Criação de Trilha Sonora, Criação de Texto para teatro, Iluminação cênica , Vídeo. As aulas começaram no início do mês e os cursos serão concluídos em outubro.

Fontes:
http://espacosculturais.wordpress.com/about/
http://blogdosolar.wordpress.com/