quarta-feira, 5 de maio de 2010

Por que as pessoas são assim?

             A vida é um bem tão precioso e tem gente que, infelizmente, não sabe viver com civilidade. A pretensão leva as pessoas a agirem de uma forma, demasiadamente, absurda. Como o mundo pode ser melhor, se os cidadãos que o habitam não são melhores? Você sabe o verdadeiro sentido de viver em comunidade?
              Todo mundo tem problemas, todo mundo "acorda com a macaca", todo mundo é de carne e osso e sai do sério algumas vezes. Mas isso não dá o direito a ninguém de abrir a boca como se fosse uma metralhadora e disparar palavras que entram como verdadeiros projetéis na alma dos outros. A sociedade atual age de maneira insana diante do mundo e não mede esforços para buscar os seus objetivos. Os problemas do planeta são, certamente, reflexo dos problemas das pessoas.
              Para viver em comunidade é preciso tolerar muitas coisas e também abdicar de muitas outras. Quem nunca teve vontade de matar o vizinho que deixa o rádio ligado no último volume exatamente no dia em que se precisa de paz e calmaria? Quem nunca teve vontade de falar tudo o que pensa, com sinceridade, para aquela pessoa que não é tão agradável? Mas, o que nos impede de fazer tais coisas é a nossa educação; nossa civilidade. Viver é, acima de tudo, respeitar a todos.
              As pessoas são pretensiosas porque são pobres de espírito, são infelizes, vivem cheias de problemas emocionais, são desprezadas e, por isso, se utilizam da arrogância para chamar a atenção. Afinal, caso contrário, quem iria curvar o olhar para elas? Quase ninguém.

Raulino Júnior

Um comentário:

Vanice da Mata disse...

Rauli, é isso aí! O problema do planeta é a soma dos problemas dessa gente infeliz! Axé, mano! Linda a sua breve reflexão.