sexta-feira, 7 de maio de 2010

Muselogiando

Estou aqui para falar de um assunto que uma boa parte das pessoas não gostam, estou aqui para falar de museu, isso mesmo, MUSEU. Para muitos soa até como xingamento essa palavra carregada de uma historicidade sem precedentes, mas que infelizmente não é visto como um "recanto" para a maior parte da sociedade, apesar dos incentivos que vem recebendo não só por parte do governo como também de organizações comunitárias que visam reduzir e até mesmo suprimir a ideia de museu como um santuário raro, pentencente a elite.
Incentivos mais enfáticos devem ser adotados, principalmente por parte do governo pois só assim com a preservação dos elementos culturais peculiar a cada sociedade será possível que ocorra o crescimento das mesmas, bem como a integração do museu como caminho de se obter uma consciência histórica e crítica sobre os acontecimentos históricos da humanidade, o que é indispensável.
A promoção da educação e da cultura dentro deste âmbito é de extrema importância do ponto de vista pedagógico,  de democratização e disseminação do saber.
O acesso ao museu é fator de extrema importância para que se cumpra o papel essencial do museu que é transmitir as gerações futuras a herança artística e cultural de cada sociedade, todavia se esse acesso não se concretizar, sua existência não terá sentido.

Cinthia Dias

OBS: Segue abaixo o link com uma lista dos museus de Salvador e os horários de funcionamento.

 http://www.atarde.com.br/cultura/noticia.jsf?id=870638

Nenhum comentário: