sexta-feira, 17 de junho de 2011

Clima junino toma conta da Facom

Hoje, quem chegou à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA), percebeu algo diferente: o prédio estava decorado num clima junino, com direito a bandeirolas e correntes de papel crepom. Tudo isso foi feito para abrilhantar a segunda edição do AgenciAÇÃO, evento promovido pela Agência Experimental, instância universitária. E, para surpresa dos organizadores, muitos faconianos, sem combinação prévia, foram para a faculdade de camisetas e blusas com estampa quadriculada. A intervenção cultural, que este ano teve a festa de São João como tema, trouxe para a comunidade universitária atrações de diferentes comunidades de Salvador.

A primeira a se apresentar na área externa da Facom foi a banda Forrossá, oriunda do bairro São Caetano. Criada em 2010, a Forrossá abriu o arraiá num clima bem intimista e durante o show tocou sucessos de Luiz Gozanga, Flávio José e Adelmário Coelho. O vocalista Pretto Trindade, 22 anos, formado em música pela UFBA, elogiou a ação: "É muito interessante ter este contato cara a cara com pessoal". O cordelista Luar do Conselheiro, 27 anos, do bairro Boca do Rio e uma das atrações do AgenciAÇÃO, também aprovou a iniciativa dos membros da Agência Experimental. " Eu acho que juntar o acadêmico e o popular é o que existe de mais atual", opinou. Luar deixou sua marca no evento ao declamar o cordel "A história fará a sua homenagem à figura de Antonio Conselheiro", do repentista pernambucano Ivanildo Vila Nova. Além disso, ele criou o cordel ABC do AgenciAÇÃO, que foi distribuído para as pessoas que prestigiaram o evento. 

O forrozeiro Jó Miranda, 31 anos, veio do Cabula para mostrar aos universitários o forró de raiz. A sua participação no evento foi bem peculiar, uma vez que tocou muito forró instrumental. Para ele, a intervenção foi importante pela visibilidade que deu às atrações. "O AgenciAÇÃO é totalmente válido, possível e bom para a cultura em geral. Tanto pra quem toca quanto pra quem prestigia, já que grande parte da mídia não dá espaço pra gente", desabafou. Última atração do evento, a banda Flor do Cangaço, liderada pela vocalista Juciara Carvalho, 47 anos, tocou clássicos do forró e apresentou a música de trabalho Com os olhos cheios d'água, composta por Alexandre Leão,Targino Gondim e Manuca Almeida. Oriunda do bairro Caminho de Areia, a Flor do Cangaço já participou de outras experiências semelhantes ao AgenciAÇÃO, como afirma Juciara: "A gente já fez parcerias com o SESI (Serviço Social da Indústria) e participamos do projeto Amigos do Madragoa, que apresenta uma mistura musical de chorinho e forró. Fazer parte do AgenciAÇÃO foi maravilhoso e gratificante".

Toda a Facom parece ter entrado no clima de São João e, para trazer ainda mais esse universo para a faculdade, os organizadores apostaram em brincadeiras tradicionais, como o Correio do amor. Comidas e bebidas típicas também não faltaram na intervenção cultural. O evento atraiu estudantes de outros institutos da UFBA, como André Amorim, de 23 anos, que cursa oceanografia. "Eu gostei de tudo que vi a acho a proposta muito válida", avaliou. Mas, vieram elogios de gente da própria Facom, como os de Eduardo Coutinho, 19 anos, estudante de jornalismo. "A proposta do evento é legal, foi bem organizado e é o que faltava na Facom. Acho que deveria acontecer mais de uma vez no semestre", sugeriu.

A Agência Experimental em Comunicação e Cultura conseguiu, mais uma vez, unir a cultura comunitária de Salvador com o ambiente universitário. Fez isso de uma forma muito competente e transformou o AgenciAÇÃO num evento obrigatório dentro da Facom. Agora, é só esperar os próximos passos. O caminho da roça já foi aberto.

Por Raulino Junior

Um comentário:

Thais Motta disse...

Essa festa e toda a organização da Agência me enchem de orgulho! Sucesso hoje e sempre!!