quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Curso Projetos Culturais Comunitários - Aula 02 "O método Paulo Freire e a educação popular para intervenção comunitária"

Aconteceu no dia 10 de novembro, na Faculdade de Comunicação, a segunda aula do curso Projetos Culturais Comunitários promovido pela Agência Experimental. O encontro teve como convidado, o membro do Núcleo de Estudos e Práticas em Políticas Agrárias (NEPPA), Obede Guimarães. Debatendo sobre o tema “Intervenção comunitária em comunicação e cultura”, Obede falou sobre suas experiências com o Movimento Sem Terra e esclareceu que o real papel do educador na comunidade é problematizar, estimular o diálogo descaracterizado de hierarquia e estabelecer uma negociação para se chegar ao equilíbrio entre o que o professor quer ensinar e o que a comunidade quer aprender.

Baseando-se no método Pedagogia da Libertação de Paulo Freire, o palestrante esclareceu à turma a importância de se compreender a história da comunidade para entender seu funcionamento, e da necessidade de vivenciar a realidade comunitária para se pensar em solução para seus problemas.
O curso continua no dia 17 de novembro, na sala 10 da Faculdade de Comunicação.

Nenhum comentário: