sexta-feira, 17 de julho de 2009

Viva a leitura

Encantamento. É a primeira sensção que se tem ao adentrar em uma enorme casa com estantes lotados de livros. Trata-se da biblioteca Comunitária Paulo Freire, do Centro de Estudos Sofia. Local que a Agência visitou ontem com o objetivo de fortalecer vínculos e planejar a elaboração de um plano de comunicação. Localizado no bairro de Escada, Súrbubio Ferroviário de Salvador, o lugar ainda conta com uma vista de tirar o folêgo e um ambiente super reconfortante.

A biblioteca conta com 8 anos de existência e de lá pra cá já realizou diversos projetos com o objetivo principal de incentivar a leitura. Atualmente há projetos como a hora do conto, destinado a crianças e, o clube do livro, voltado para o público infanto-juvenil, que se encontra em fase de implementação.

São oferecidos os seguintes serviços: Cadastro de usuários;empréstimo de livros; orientação à pesquisa bibliográfica; Leitura de periódicos (jornais e revistas); Palestras, debates, mesas redondas, seminários; Programas permanentes.
A biblioteca atende hoje a todos os públicos mas especial atenção para: crianças, adolescentes e jovens, estudantes de escolas públicas e comunitárias, residentes em bairros populares, situação de vulnerabilidade social.

A Biblioteca Comunitária já ganhou prêmios nacionais como o I Prêmio Viva a Leitura e é hoje um ponto de cultura. Sua principal é renda é oriunda de editais e de captação de recursos privados. O que realça como com boa vontade podemos participar de importantes iniciativas como essa, que aos poucos, mudam para melhor, a realidade ao seu redor.


Saiba Mais:
BiBlioteca Comunitária Paulo Freire

Nenhum comentário: