quarta-feira, 17 de junho de 2009

Documentário censurado estréia e revela o controle da imprensa em Minas

Documentário censurado estréia e revela o controle da imprensa em Minas

O documentário Gagged in Brazil - Censura na Imprensa, que foi censurado no Brasil, estreou no dia 27/05 nos EUA e no Reino Unido. Ele mostra fortíssimas evidências de que o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, exerce grande poder de influência sobre a mídia local e nacional. O documentário exibe publicações da grande mídia brasileira, que só tem noticiado notícias benéficas ao governo do Estado e tenta buscar as razões que levaram a imprensa a tratar as questões desse modo.
O filme ainda faz alusão ao documentário Liberdade, essa palavra, que revela mais especificamente os casos em que ouve controle da mídia e de demissão de jornalistas que não se enquadravam no que era “receitado” pelo governo de Aécio.
Casos como esse só reforçam a necessidade e urgência de uma discussão nacional sobre a comunicação. Se as concessões públicas continuarem concentradas nas mãos de grupos com interesses políticos e ideológicos contrários a uma sociedade verdadeiramente democrática, a sociedade vai continuar a ter os olhos tapados, com a versão da grande mídia quando há qualquer tentativa de controle público: “Estão cometendo um ato contra a liberdade de imprensa”. Quem exerce a censura, se não eles que se apropriam de um espaço público e decidem o que o povo deve ou não ver, e como deve ver?

Nenhum comentário: