domingo, 13 de abril de 2008

Curso de extensão “Comunicação Comunitária e Popular”

Nas últimas décadas podemos identificar um aumento do número de veículos alternativos, impulsionado pelo processo de democratização do país e do crescimento do terceiro setor. É um fenômeno que surge na dinâmica dos movimentos populares e em comunidades, onde há um compartilhamento de identidades e interesses. Com o crescimento deste fenômeno no âmbito da sociedade civil organizada, surge também a demanda por profissionais de comunicação voltados para esta atividade, com qualificações que exigem muito mais do que o uso instrumental da mídia. É com o objetivo de fazer uma reflexão sobre o papel do profissional de comunicação dentro dessas comunidades e de contribuir para a aproximação da Universidade com a sociedade como um todo e, em especial, com movimentos populares e sociais, que surge o curso de extensão “Comunicação Comunitária e Popular”.

O curso, organizado pela Agência Experimental em Comunicação e Cultura, é gratuito e acontecerá a partir do dia 24(quinta-feira) na Faculdade de Comunicação da UFBA, em Ondina. Serão, ao todo, cinco encontros, onde serão abordados os principais conceitos que envolvem a comunicação comunitária e popular; a metodologia de intervenção comunitária e experiências de veículos alternativos. São oferecidas 20 vagas abertas ao público, destinadas, principalmente a estudantes de comunicação que tenham interesse em atuar na área.

PROGRAMAÇÃO


24/04 - Comunicação Popular – Histórico

Facilitadora: Gil Moreira (integrante da Cipó – Comunicação Interativa)

08/05 - Problematização do Conceito de Comunicação Popular
Facilitadora: Tatiana Souza (Professora da disciplina “Comunicação Comunitária”, na Facom)

15/05 - Metodologia de Intervenção Comunitária em Comunicação
Facilitadora: Sarah Roberta (Jornalista, Especialista em Associativismo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e integrante da Cipó – Comunicação Interativa)

29/05 - Comunicação nos Movimentos Populares e Sociais
Facilitadora: Sarah Roberta

05/06 - Práticas em Comunicação Comunitária e Popular
Convidados: Rádio Calabar
CMA Hip-Hop


INSCRIÇÕES:
Os interessados em participar do Curso de Extensão em “Comunicação Comunitária e Popular” deverão enviar para um e-mail para agencia.ufba@gmail.com com o assunto “Inscrição”, contendo as seguintes informações:

1) Nome completo:
2) Profissão:
3) Curso/ Habilitação/ Período (se estudante):
4) Telefone (fixo e celular):
5) E-mail:
6) Participa de alguma organização, movimento e/ ou trabalho social? Qual?
7) O que lhe motivou a participar do curso?


CONTATOS:
agencia.ufba@gmail.com
André Araujo: 9906-6668
Clarissa Viana: 8846-6212

Nenhum comentário: