quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Apresentação

A Agência Experimental em Comunicação e Cultura é um projeto de Extensão gerido por estudantes da Faculdade de Comunicação da UFBA, que tem como foco de atuação a assessoria, nas áreas de comunicação e cultura, a movimentos sociais e comunitários na região metropolitana do Salvador. Esse trabalho une a assessoria de imprensa propriamente dita à capacitação de integrantes desses movimentos, para que eles possam gerir seus próprios meios de comunicação e seus próprios projetos culturais.

O principal objetivo é criar, dentro da Facom, um espaço que, além de propiciar experiência profissional aos participantes, esteja voltado para a transformação social e em constante interação com comunidades e movimentos sociais.

A partir de uma interação entre teoria e prática, busca-se refletir de que forma instrumentos de comunicação podem ser utilizados no contexto do movimento assessorado, de forma a potencializar a sua organização interna e a visibilidade de suas reivindicações pela sociedade em geral, sempre tendo em vista um processo de formação a partir de uma perspectiva crítica da comunicação.


Os projetos iniciais:

MSTS – O projeto da Agência em parceria com o Movimento dos Sem Teto de Salvador – MSTS – consiste em assessorar esse movimento na criação de Núcleos de Comunicação em suas ocupações. Inicialmente, estamos trabalhando em uma das ocupações do movimento localizada no bairro de Periperi, no Subúrbio Ferroviário da cidade do Salvador.
Nos contatos já realizados com o movimento percebemos a necessidade de trabalhar a comunicação interna e externa, possibilitando uma maior coesão do grupo e facilitando a relação com o resto da sociedade.

COMUNIDADE DO CALABAR – Há cerca de seis meses a Agência vem estabelecendo contato com a comunidade do Calabar, com o objetivo de construir, com a participação da associação de moradores e do resto da comunidade, um registro histórico utilizando elementos multimídia de áudio, vídeo e fotografia.

Projetos futuros:

- Aumentar nosso raio de ação, levando essas atividades para outras ocupações do MSTS e outros movimentos sociais e populares;

- Criar uma agência de notícias, tendo como foco a cobertura de pautas ligadas a movimentos sociais e populares e temas como meio ambiente e cultura popular.

Um comentário:

Pedro Caribé disse...

Olá, quero parabenizar as pessoas e instituições que tocam esse projeto!
abraços
e muitas conquistas nessa caminhada