quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Agência Realiza Acolhimento de Novos Membros

A Agência Experimental, atividade de extensão organizada por estudantes da Facom/UFBA sob orientação do prof.º Dr. Giovandro Marcus Ferreira está realizando processo para acolhimento de novos membros voluntários. Ele está em fase de reconhecimento para que seus membros recebam certificado com a carga horária referente a participação no projeto. Para participar das atividades, é necessária disponibilidade de dois turnos durante a semana.

Aqueles que ingressarem na Agência Experimental poderão optar por atuar em alguma destas áreas:

a) Assessoria de Comunicação a movimentos sociais/ comunitários/ populares;
b) Aproximação e articulação com o Fórum de Arte e Cultura do Subúrbio Ferroviário, ligado ao Centro Cultural Plataforma;
c) Capacitação de comunicadores populares focando, inicialmente, na área de rádio;
d) Estruturação da Agência “Ciranda Notícias”, que tem como foco a realização de pautas relacionadas a movimentos sociais/ comunitários/ populares e temas de interesse público em geral.

Para participar do processo, é bem simples. Preencha a ficha de inscrição disponível ao final deste post e encaminhe para o e-mail .

Em seguida, os interessados devem comparecer a atividade que será realizada no dia 25 de setembro, às 14h. Nesse dia será realizada a dinâmica para acolhimento de novos membros.


Então, não percam os prazos:

Inscrições: Até 24 de setembro (quarta-feira), apenas por e-mail
Atividade de acolhimento (presença obrigatória): Dia 25 de setembro (quinta-feira), às 14h, na Facom/UFBA.
Resultado: Dia 26 de setembro (sexta-feira)


® Áreas de interesse

Espera-se que os interessados em participar da Agência apresentem algumas das seguintes áreas de interesse:

► Comunicação e Educação Popular;
► Comunicação Alternativa;
► Radiodifusão Comunitária;
► Relação Universidade Movimentos Sociais;
► Extensão Universitária;
► Educomunicação,
► Arte-educação
► Cultura Popular



Ficha de Inscrição

Encaminhe os dados abaixo para o e-mail agencia.ufba@gmail.com para efetivar inscrição no processo.

1. Nome Completo:

2. Curso/ Habilitação/ Período:

3. Telefone (fixo e celular):

4. E-mail:

5. O que lhe motivou a participar da Agencia Experimental? Quais as suas expectativas?

6. Já teve experiência em trabalhos de âmbito comunitário?

( ) Não ( ) Sim Qual?

7. Qual a sua disponibilidade de tempo para participar da Agência?


Maiores informações, também pelo e-mail: agencia.ufba@gmail.com

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

O que anda fazendo a Agência? Retomando as atividades...

Depois de um período de planejamento e articulação de projetos, a agência experimental tem se voltado para a execução de dois projetos. Um voltado para a formação e capacitação de comunicadores populares e, o segundo, na realização de projetos de assessoria nas áreas de comunicação e cultura em parceria com o Centro Cultural Plataforma.

O primeiro projeto começou a surgir no ano passado, a partir do contato que vêm sendo estabelecido com a rádio comunitária “A Voz do Calabar”. Neste ano, também passamos a estabelecer contato com a Rádio Resistência FM, localizada no Bairro da Paz e a Rádio São Joaquim, localizada em plena feira.

A demanda por capacitação sempre foi um ponto forte nas nossas conversas com as rádios. As pessoas que trabalham nessas rádios (a grande maioria voluntários, diga-se de passagem) aprenderam “natoralmente” o ofício de ser radialista. Isso resultou, então, em um projeto de capacitação para essas pessoas que já participam de rádios comunitárias, de forma a potencializar a ação que estas já realizam e pensando em formas, também, de ampliar o caráter “comunitário” dessas rádios.

Confira abaixo trecho da visita que fizemos à rádio de São Joaquim, numa conversa que tivemos com Manoel, um dos locutores da rádio:


Outro foco de ação são ações desenvolvidas com o Centro Cultural Plataforma (CCP). No mês de junho, o CCP comemorou um ano de reabertura, após permanecer fechado por mais de 15 anos. A Agência participou do registro das atividades que aconteceram durante o “Caldeirão Cultural”, nome que foi dado por grupos locais para esta semana comemorativa. A partir deste primeiro contato, estamos discutindo formas de atuação em conjunto com o Centro. Essa parceria está se constituindo na criação de um curso de capacitação para grupos locais nas áreas de gestão, planejamento, produção cultural e assessoria de comunicação. E, em seguida, a construção de um planejamento de comunicação para o CCP.